FANDOM

O termo usinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é o resultado de um processo de remoção de material. Este processo não exclui um processo anterior, como por exemplo, conformação.

Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão entre outros.

A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evolui muito com o uso de máquinas de alta precisão, por exemplo chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), que são controladas por computador.

A precisão de tal máquinas chega a ser tão pequena quanto 1 mícron. Para se ter uma idéia, um fio de cabelo tem o diâmetro de 80 micra.

A usinagem atende, hoje em dia, a diversos mercados, como automotivo, naval, aeroespacial, eletrônico, eletrodomésticos etc.

Mecânica de Usinagem Editar

A mecânica de usinagem engloba muitas máquinas, principalmente dentro da indústria metal mecânica.

Dentre elas estão os tornos, as fresadoras, as retíficas, as furadeiras, centros de usinagem e outras.

Também no FANDOM

Wiki aleatória