FANDOM


Threephasepolemountclose

Transformador trifásico

Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito à outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz.

O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.

No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transfomadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Existe também um tipo de transformador denominado Autotransformador, no qual o enrolamento secundário possui uma conexão elétrica com o enrolamento do primário.

Transformadores de potência são destinados primariamente à transformação da tensão e das correntes operando com altos valores de potência, de forma a elevar o valor da tensão e conseqüentemente reduzir o valor da corrente. Este procedimento é utilizado pois ao se reduzir os valores das correntes, reduz-se as perdas por efeito Joule nos condutores. O transformador é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo gerado.

Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral se utiliza aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas.

Transformadores também podem ser utilizados para o casamento de impedâncias, que consiste em modificar o valor da impedância vista pelo lado primário do transformador, são em geral de baixa potência. Há outros tipos de transformadores, alguns com núcleo ferromagnético, outros sem núcleo, ditos transformadores com núcleo de ar, e ainda aqueles com núcleo de ferrite.

SimbologiaEditar

Alguns símbolos comumente utilizados em diagramas elétricos e eletrônicos

Transformador com dois enrolamentos e núcleo de ferro.
Transformador com três enrolamentos. Os pontos mostram o início de cada enrolamento.
Transformador abaixador (step-down) ou elevador (step-up).

O símbolo mostra qual o enrolamento é maior (mais espiras) mas não necessariamente a relação entre eles.

Transformador com blindagem eletrostática, que protege contra acoplamento eletrostático entre os enrolamentos.

Transformador idealEditar

Um transformador ideal é aquele em que o acoplamento entre suas bobinas é perfeito, ou seja, todas concatenam, ou “abraçam”, o mesmo fluxo, o que vale dizer que não há dispersão de fluxo. Isso implica assumir a hipótese de que a permeabilidade magnética do núcleo ferromagnético é alta ou, no caso ideal, infinita, e o circuito magnético é fechado. Além disso, admite-se que o transformador não possui perdas de qualquer natureza, seja nos enrolamentos, seja no núcleo.

Transformador em vazioEditar

Considerando, um transformador ideal, sendo o fluxo total, \phi, o mesmo em ambas as bobinas, já que se desprezam os fluxos dispersos e o núcleo tem \mu→ ∞, as f.e.m.’s, e_1 e e_2, induzidas nessas bobinas (adotando a convenção receptor), escrevem-se como:

v_1\ = e_1 =N_1\frac{d\phi}{dt}     [V]

e

v_2\ = e_2 =N_2\frac{d\phi}{dt}     [V]

Dividindo-se v_1 por v_2 chega-se à relação de tensões entre primário e secundário:

\frac{e_1}{e_2}=\frac{v_1}{v_2}=\frac{N_1}{N_2}=a

sendo a denominada relação de espiras ou relação de transformação. Esta é a primeira propriedade do transformador que é a de transferir ou refletir as tensões de um lado para outro segundo uma constante a.

Convencionando-se N_1 como a espira acoplada à DDP do circuito (primário) tem-se: para N_1>N_2 um abaixador de tensão e para N_1<N_2 um elevador de tensão

Ver tambémEditar

Ligações externasEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória