FANDOM

Arquivo:Brazilian socket types.jpg
Arquivo:B plug.jpg
Arquivo:IEC-906-1-plug.svg

Uma tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal a um plugue macho conectado a ela. As mais comuns têm dois terminais, utilizados em cicuitos monofásicos ou bifásicos, um para a fase e outro para o neutro (no caso de monofasico) ou um para cada fase (no caso de bifásico), e algumas também têm um terceiro, denominado "ligação de terra" ou simplesmente "terra". Existem também outras tomadas com mais terminais, de 3 (corrente trifásica), 4 ou mais, normalmente para uso na indústria.

A NormaEditar

Segundo a última atualização, feita em 2002, da norma brasileira que trata da padronização de Plugues e Tomadas até 20A/250V no Brasil (NBR 14136:2002) da ABNT, que tem como base a norma internacional IEC-60906-1, todas as tomadas devem ter as dimensões padronizadas e possuir três terminais fêmea, sendo o central referente ao condutor de eqüipotencialização (fio terra) desalinhado em relação aos outros dois. Visando uma maior segurança, de modo a evitar choques elétricos, a tomada fêmea deverá ser rebaixada para que o usuário do equipamento só tenha contato com a parte não isolada eletricamente após a sua desenergização.

Apesar de ter sido editada em 2002 e entrado em vigor 29 de Dezembro de 2002, existem prazos para a adequação da indústria a esta nova norma, então o processo de substituição das tomadas antigas de apenas dois terminais pelas novas de três terminais ocorre de forma lenta e gradativa. Os equipamentos mais novos já vem com seus Plugues machos no formato adequado a NBR 14136:2002.

ver tambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória