FANDOM


High voltage warning

Símbolo internacional de segurança: "Atenção, risco de choque elétrico" (ISO 3864).

Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt, o nome é homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. Em outras palavras, a tensão elétrica é a "força" responsável pela movimentação de elétrons. O potencial eléctrico mede a força que experimenta uma carga elétrica no seio de um campo elétrico, expressa na lei de Coulomb, pelo tanto a tensão é a tendência que tem uma carga de ir de um ponto a outro. Normalmente toma-se um ponto que se considera tensão zero e mede-se a tensão do resto dos pontos respeito a este.

A tensão elétrica entre dois pontos é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:

$ V_a - V_b = \int _a ^b \mathbf{E}\cdot d\mathbf{l} = \int _a ^b E \cos \phi dl. $

Para facilitar o entendimento do que seja a tensão elétrica pode-se fazer um paralelo desta com a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, na sua forma para corrente contínua:

$ U = R \cdot I $

onde:

  • R = Resistência (ohms)
  • I = Intensidade da corrente (ampères)
  • U = Diferença de potencial ou tensão (volts)

Em corrente alternada, substitui-se o uso da resistência pela impedância:

$ U = Z \cdot I $

onde:

Pelo método fasorial, em corrente alternada, todas as variáveis da equação são complexas. A impedância representa, além da resistência a passagem de corrente elétrica, também o deslocamento angular na forma de onda produzido pelo equipamento (capacitores e bobinas ou indutores).

''Resumindo: "tensão é a diferença de potêncial elétrico, entre dois pontos,que faz gerar uma força capaz de movimentar os elétrons entre os pontos citados, sendo que seu valor, em volts, é o resultado da multiplicação entre o valor da resistência em ohms e o valor da corrente em Ampéres".

Tensão ou voltagemEditar

No Brasil a palavra "voltagem" é usada coloquialmente, o modo correto de se referir a quantidade de Volts, é "tensão". Em Portugal, apesar de, em linguagem técnica, se preferirem os termos "diferença de potencial" ou "tensão", é

Voltagem Editar

".[1]

ReferênciasEditar

  1. HOUAISS, Antônio, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa Tomo VI, Lisboa:Círculo dos Leitores, 2003, ISBN 972-42-3022-8