FANDOM


Smallwikipedialogo.png

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Carroceria#Sedans. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.



A classificação sedan ou sedã, também denominada três volumes, inclui três tipos diferentes de carrocerias, é um dos tipos mais comuns de carroceria - e é o formato que a maioria das pessoas atualmente associa com o carro moderno.


Opel Kadett 12S -78.jpg

Opel Kadett C, veículo que chegou ao Brasil sob o nome Chevrolet Chevette - exemplo claro de sedan três volumes.


Basicamente endende-se por sedan um carro com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de trás para três adultos, e um compartimento traseiro, geralmente para bagagens. Este compartimento traseiro é externo ao habitáculo dos passageiros e sua tampa não inclui o vidro traseiro.


Existem três típos básicos de sedan: três volumes (também chamadonotchback), dois volumes e meio (fastback) e sua variação liftback (semelhante a um hatchback alongado)


Três volumesEditar

Este é o formato mais comum de sedan, e o mais clássico. Chama atenção pelo seu formato característico de três "degraus" facilmente identificáveis, quando visto da lateral. Exemplos da indústria brasileira incluem o Opala (sedan grande) e Voyage (sedan pequeno).


Dois volumes e meioEditar

Vw passat b1 facelift h sst.jpg

Volkswagen Passat, de primeira geração. Observe a tampa da mala, em configuração típica de um sedan (fastback, neste caso)


Passat b1 fliessheck.jpg

Volkswagen Passat. Diferente do modelo ao lado, a tampa da mala incorpora a janela traseira, em configuração típica de um hatchback


Os dois volumes e meio (ou fastbacks) são o meio termo entre os sedans e os hatchbacks. Geralmente possuem a linha do teto se fundindo com a linha do porta malas de maneira muito suave, fazendo com que o vidro traseiro fique bem inclinado. Alguns possuem o vidro traseiro fixo, como um sedan, enquanto outros (chamados de liftbacks) têm esta janela incorporada à tampa da mala, tornando-os bem semelhantes à um hatchback - um exemplo clássico é o antigo Volkswagen Passat, que possuía os dois tipos de configuração.


Após algum tempo com poucos carros produzidos dessa forma, a cunfiguração dois volumes e meio está voltando a se popularizar devido às vantagens aerodinâmicas oferecidas. Salvo raras exceções, os dois volumes e meio são projetos "avulsos", não derivando de nenhum hatchback.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória