FANDOM

SPICE (acrônimo de Simulated Program with Integrated Circuits Emphasis, ou Programa de Simulação com Ênfase em Circuitos Integrados) é um software de simulação de circuitos analógicos. É uma poderosa ferramenta usada para testar, e antever comportamento de circuitos contendo circuitos integrados, resistores, transistores, capacitores, diodos e outros componentes elétricos e eletrônicos.

História Editar

O software foi desenvolvido no ano de 1975 pelos pesquisadores Larry Nagle e Donald Petterson nos laboratórios de pesquisas sobre eletrônica da Faculdade de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação da Universidade da Califórnia, campus de Berkeley. Tanto essa versão, como a segunda versão (criada em 1983) foram codificadas utilizando a linguagem de programação Fortran e rodados em mainframes. A partir da terceira versão, o programa foi codificado em C, mas utilizando a sintaxe de Fortran para descrever circuitos.

Algumas versões comerciais mantém compatibilidade com a versão de Berkeley, mas outras adcionaram extensões que imcompatibilizou essas versões com a versão de Berkeley. As versões mais recentes incluíram interfaces gráficas.

Algoritmos diferentes são usados para resolver diferentes tipos de circuitos. Por exemplo, para circuitos não-lineares (circuitos que possuem elementos não-lineares), é utilizado o método de Newton-Raphson.

Versões comerciais Editar

  • PSpice/OrCAD
  • SPICE OPUS
  • HSpice (para UNIX)
  • HSIM
  • MicroCad
  • Dr. Spice
  • T-Spice
  • Intusoft
  • Spice-It!
  • SIMetrix (disponível para Windows e Linux)
  • TopSPICE
  • NG-spice
  • MultiSIM
  • SmartSpice
  • TINA
  • Spectre
  • Eldo
  • UltraSim
  • MacSpice
  • NanoSim
  • NSPICE
  • B2SPICE
  • ICAP/4
  • TINA-TI

O famoso programa Electronics Workbench também é baseado no SPICE.

Versões Open Source ou Freeware Editar

  • ngspice
  • tclspice
  • LTSpice

Links úteis Editar

Lista de programas de simulação e projeto de circuitos eletrônicos

Também no FANDOM

Wiki aleatória