FANDOM

Thyristor circuit symbol.png

Símbolo comum de um SCR

SCR (do inglês Silicon Controled Rectifier - Retificador Controlado de Silício) é um componente eletrônico semicondutor de quatro camadas. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais formam um diodo bipolar (um anodo e o outro catodo), e o terceiro terminal constitui um gate (porta), através do qual se efetua o "disparo" do dispositivo.

O disparo do SCR ocorre geralmente por uma tensão presente na onda de tensão de entrada em um certo ângulo pré-determinado pelo projetista. Por exemplo, podemos regular um potenciômetro do circuito abaixo para permitir o disparo do SCR quando a onda de tensão de entrada chegar à 90º, o que dará um aproveitamento de 1/4 da tensão total da fonte. Para a manutenção do SCR é necessária uma corrente mínima, depois de disparado o SCR continua em condução até que sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, ocasionando seu desligamento.

Quando não está em condução, o SCR segura toda a tensão da fonte sobre ele até o seu disparo. A queda de tensão da rede está em cima do diodo enquanto o mesmo não está em funcionamento.

Ver tambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória