FANDOM

O ruído aleatório nos elementos passivos é denominado ruído térmico, pois está inteiramente associado a temperatura absoluta. O ruído térmico é uma espécie de ruído branco gerado pela movimentação dos elétrons livres em um meio condutor. Um dos casos mais característicos de ruído térmico é aquele gerado pelos resistores metálicos. As flutuações dos elétrons, em função da agitação térmica, apresentam movimento aleatório, gerando, assim, uma potência de ruído pequena, embora básica. Os elétrons, como um todo, não apresentam direção de deslocamento preferencial, embora, se este for observado em intervalos de tempo muito pequenos, pode-se notar uma pequena força resultante do deslocamento destes elétrons, que produz corrente elétrica instântanea que apesar de muito pequena, apresenta variações. O ruído térmico apresenta aspecto praticamente constante para extensa faixa espectral para frequências de até 10.000 Ghz. Desta forma, o ruído térmico é um caso típico de ruído branco, pois contém praticamente todas as componentes do espectro.

Também no FANDOM

Wiki aleatória