FANDOM

IntroduçãoEditar

Resposta em freqüência é, basicamente, a análise do comportamento de um sistema quanto ao seu ganho numa certa faixa de freqüência (ou em alguns casos, velocidade angular).

O gráfico onde é analisada a resposta em freqüência de uma rede é geralmente uma curva de Bode. A curva de Bode consiste de um diagrama com uma escala linear de ganho na ordenada (em decibéis (dB) ou em Volt por Volt (V/V). A unidade mais utilizada é dB) e uma escala logarítimica na abcissa de freqüência (em Hertz (Hz) ou em velocidade angular (rad/s)).

Função de transferênciaEditar

Função de transferência é uma representação matemática da relação entre a saída e a entrada de um sistema (não necessariamente eletrônico). Uma função de transferência é mais facilmente representada usando-se a transformada de Laplace, e por isso, a transformada é uma ferramenta matemática muito usada no estudo da resposta em freqüência de um sistema. Uma função de transferência pode ser facilmente representada em um diagrama de bode, e vice-versa.

Diagrama de BodeEditar

Butterworth response

Resposta em frequência de um filtro passa-baixas em um diagrama de Bode.

A curva de Bode é a ferramenta visual mais usada para o estudo de uma resposta em freqüência. Pode-se obtê-la de duas formas:

Análise senoidal de freqüênciaEditar

Embora existam casos específicos em que uma rede opera somente em uma dada freqüência (por exemplo numa rede de transmissão de potência), em geral estamos interessados em determinar o comportamento de uma dada rede em função de um espectro de freqüências (uma soma infinita de senóides de diversas freqüências - que pode se representada or uma série de fourier.

Como estamos tratando de senóides e outros pulsos variantes no tempo, a função de transferência de uma análise senoidal de freqüência é uma relação de fasores, ou seja um vetor girante, e portanto é um número complexo que possui magnitude e fase. Nesses casos, deve-se representar a resposta em freqüência do sistema por duas curvas de bode: uma representando a magnitude e outra representando a fase.

Ver TambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória