FANDOM

Arquivo:H bridge.svg

Ponte H é um circuito eletrônico que permite que um motor DC rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.

Exemplo de FuncionamentoEditar

Arquivo:H bridge operating.svg

O nome ponte H é dado pela forma que assume o circuito quando montado. O ciruito é construído com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que são acionadas de forma alternada ( S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configuração das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 nao podem ser ligadas ao mesmo tempo pois podem gerar um curto circuito.

Para construção da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo de componente que simule uma chave liga-desliga como transistores, relés, mosfets.

Para que o circuito fique protegido, é aconselhável que sejam configuradas portas lógicas com componentes 7408 e 7406 afim de que nunca ocorram as situações de curto circuito descritas acima.

Outro melhoramento que pode ser feito à ponte , seria a colocação de diodos entre as "chaves", pois quando a corrente nao tem onde circular, no caso de o motor parar, ela volta para a fonte de alimentação economizando assim o gasto de energia de uma bateria por exemplo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória