FANDOM


Polia, também chamado "roldana" é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, constituída por uma circunferência de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, que girando num eixo, transmite a força e movimento para uma outra polia de maior, igual ou menor diâmetro, através de uma correia, realizando assim o mesmo trabalho da engrenagem.

Funcionamento Editar

Uma polia presa a um suporte mantém dois corpos A e B suspensos e unidos por um fio inextensível (não muda de tamanho) e massa desprezível. Após liberarmos o sistema do repouso, pode-se deduzir alguns resultados. Considerando que o corpo A tem uma massa mA > mB (massa de B), o movimento do corpo A será para baixo (mesmo sentido da referência adotada).


Polia mecanica.jpg

A figura 2 logo abaixo mostra uma aplicação de polias para reduzir a força necessária para levantar um objeto. Nessa configuração com duas polias, a força de tração T necessária para segurar um objeto de peso P é igual à metade P:


Polia mecanica 2.jpg

Ver também Editar

Texto de cabeçalho Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória