FANDOM


Lcd display dead pixel

Uma tela em funcionamento, com um pixel morto.

Um pixel morto, em inglês Dead Pixel, é um pixel defeituso que permanece acendido em uma tela de exibição, eventualmente vindo a ocorrer em telas de LCD, o CCD ou em um sensor CMOS de cameras digitais. Um pixel branco permanentemente aceso é chamado de pixel quente (hot pixel) e um de cor sólida, como o verde, vermelho ou o azul, é chamado de pixel preso (stuck pixel).

Segundo informações das indústrias fabricantes de monitores LCD, o processo fabril ainda está limitado e, conseqüentemente, poderão ocorrer pequenos defeitos nas telas de cristais líqüidos. Um pixel é uma unidade composta, geralmente, por três sub-pixeis, sendo um azul, vermelho e verde. Até aí, o processo se assemelha ao CRT (tubo de raios catódicos). Cada sub-pixel é independente e funciona tipo uma janela que abre e fecha em diferentes ângulos. Assim, se ela estiver totalmente fechada o sub-pixel estará apagado, já se estiver totalmente aberta o sub-pixel estará com toda luminosidade. Como as três cores primárias acima citadas formam as cores visíveis, modificando-se a intensidade dos três sub-pixeis teremos todas as cores, teoricamente falando. Porém, no processo de fabricação de monitores LCD, pode acontecer que essas "janelinhas" emperrem fechadas (dead pixel) ou semi-fechada (stuck pixel), ocasionando o irritante ponto escuto, claro ou com cor constantemente acesa. É claro que todos os monitores passam por processos de teste e verificação. Os 100% livres de pixeis defeituosos são usados em áreas técnicas médica, engenharia e custam mais caros. Os com até 04 pixeis, dependendo da norma usada como padrão, são comercializados normalmente, não caracterizando um defeito e sim, uma limitação técnica. Não há como prever, quando da fabricação, se uma tela terá 0 ou 100 pixeis defeituosos. Como os pixeis são independentes, um não contamina o outro e não se tem registro de dead pixel que foram surgindo com o tempo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória