FANDOM


Arquivo:Telephony multiplexer system.gif

Um multiplexer, mux ou multiplex é um dispositivo que codifica as informações de duas ou mais fontes de dados num único canal. São utilizados em situações onde o custo de implementação de canais separados para cada fonte de dados é maior que o custo e a inconveniência de utilizar as funções de multiplexação/demultiplexação. Numa analogia física, consideremos o comportamento de viajantes que atravessam uma ponte com largura pequena, para atravessarem, os veículos executarão curvas para que todos passem em fila pela ponte. Ao atingir o fim da ponte eles separaram-se em rotas distintas rumo a seus destinos.

Em electrónica, o multiplexer combina um conjunto de sinais eléctricos num único sinal eléctrico. Existem diferentes tipos de multiplexers para circuitos analógicos e digitais.

Em processamento de sinais digitais, o multiplexer obtém fluxos de dados distintos e combina-os num único fluxo de dados com uma taxa de transferência mais elevada. Isto permite que múltiplos fluxos de dados sejam transportados de um local para outro através de uma única ligação física, o que reduz os custos.

Na porção receptora da ligação de dados é comum ser necessário um demultiplexer ou demux para dividir o fluxo de dados com uma taxa de transferência elevada nos seus respectivos fluxos de dados com taxas de transferências menores. Em alguns casos, o sistema de recepção pode possuir mais funcionalidades que um simples demultiplexer, e apesar de um demultiplexer existir logicamente, ele pode não existir fisicamente. Isto seria típico onde um multiplexer serve um grande número de usuários de uma rede IP e então alimenta um router que imediatamente analisa o conteúdo de todo o fluxo de dados no seu processador de roteamento e então efectua a demultiplexação na memória, de onde os dados serão convertidos directamente para pacotes de IP.

É comum combinar um multiplexer e um demultiplexer num único equipamento e fazer referência a todo o equipamento como um "multiplexer". Ambas as partes do equipamento são necessárias em ambas as partes de uma ligação de transmissão pois a maioria dos sistemas efectua transmissões bidireccionais, realizando transmissão e recepção.

Um exemplo prático é o criação da telemetria para realizar a transmissão entre o sistema de computação/instrumentação de um satélite ou nave espacial e um sistema na Terra.

No projecto de um circuito analógico, um multiplexer é um tipo espacial de comutador que conecta um sinal seleccionado de um conjunto de entradas a uma única saída.

Multiplexers digitais Editar

No projecto de circuitos digitais, o multiplexer é um dispositivo que possui múltiplos fluxos de dados na entrada e somente um fluxo de dados na saída. Ele envia um sinal de activo aos terminais de saída baseado nos valores de uma ou mais "entradas de selecção" e numa entrada escolhida. Por exemplo, um multiplexer de duas entradas é uma simples conexão de portas lógicas cuja saída S é tanto a entrada A ou a entrada B dependendo do valor de uma entrada C que selecciona a entrada. A sua equação booleana é:

 S = ( A \, \mathbf{and \, not} \, C) \, \mathbf{or} \, (B \, \mathbf{and} \, C) \!

a qual pode ser expressa como a seguinte tabela verdade:

Example: A Single Bit 4-to-1 Line Multiplexer

200px

As figuras acima mostram esquemas eléctricos de multiplexers de 4 para 1 linhas,
uma montada a partir de um descodificador, portas AND e uma porta OR, e o outro
montado a partir de buffers tristate e portas AND (a portas AND atuam como o
descodificador no segundo caso)
A\,B\,C\,A.\bar CB.C\,S\,
000000
001000
010000
011011
100101
101000
110101
111011

Multiplexers maiores também são comuns. Por exemplo, um multiplexer de 8 entradas possui oito entradas de dados e três entradas de selecção. As entradas de dados são numeradas de X0 até X7, e as entradas de selecção são numeradas como S4, S2, e S1. Se S4 e S1 são verdadeiros, e S2 é falso, por exemplo, a saída será igual ao valor da entrada X5. S1 é muitas vezes chamado entrada "mais significativa", com saídas menos significativas à sua direita. A entrada mais à esquerda é a mais significativa do multiplexer. Esta ordem é uma convenção para igualar a ordem padrão de uma tabela da verdade.

Ver tambémEditar

Predefinição:Portal de eletrônica

bg:Мултиплексор ca:Multiplexor i demultiplexor da:Multiplekser (digital elektronik) de:Multiplexer en:Multiplexer es:Multiplexor et:Multipleksor eu:Multiplexadore fi:Multiplekseri fr:Multiplexeur he:מרבב hu:Multiplexer id:Multiplekser it:Multiplexer ja:マルチプレクサ mk:Мултиплексер ms:Pemultipleks nl:Multiplexer nn:Multiplexer pl:Multiplekser ru:Мультиплексор (электроника) simple:Multiplexer sk:Multiplexor (digitálny) sr:Мултиплексер sv:Multiplexer tr:Çoklayıcı

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória