FANDOM

Tipo de motor possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase de Corrente Alternada. Dessa, forma eles absorvem energia elétrica de uma rede monofásica e transformam-na em energia mecânica.

Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motores de pequena potência como, por exemplo, motores para ventiladores, geladeiras, furadeiras portáteis.

Tipos de motores monofásicos Editar

De acordo com o funcionamento, os motores monofásicos podem ser classificados em tipos: Motos universal

Motor universal Editar

Os motores do tipo universal podem funcionar tanto com corrente contínua quanto com corrente alternada, daí a origem de seu nome, porém os que se destinam a correntes alternadas, (apesar de funcionarem em correntes continuas não devem ser ligados nessa corrente pois cada motor e feito para ser ligado em um determinado tipo de corrente, os detalhes construtivos influenciam no fucionamento do motor, que nesse caso centelharia muito e levaria a queima do mesmo).

O motor universal é o motor monofásico cujas bobinas do estator são ligadas eletricamente ao rotor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Esses dois contatos, por sua vez, ligam em série o estator e o rotor.

Observação Editar

É possível inverter o sentido do movimento de rotação desse tipo de motor, invertendo apenas as ligações das escovas, ou seja, a bobina ligada a escova deverá ser ligada à outra escova e vice-versa.

Os motores universais apresentam conjugado de partida elevado e tendência a disparar, mas permitem variar a velocidade quando o valor de tensão de alimentação varia.

Esse tipo de motor é o motor mais empregado e está presente em máquinas de costura, liquidificadores, enceradeiras e outros eletrodomésticos, e também em máquinas portáteis, como furadeira, lixadeira e serras.

Funcionamento Editar

A construção e o princípio de funcionamento do motor universal são iguais ao do motor em serie de corrente contínua.

Quando o motor universal é alimentado por corrente alternada, a variação do sentido da corrente provoca variação no campo, tanto do rotor quanto do estator. Dessa forma, o conjugado continua girar no mesmo sentido inicial, não havendo inversão do sentido de rotação.

Motor de Indução Editar

Os motores monofásicos de indução possuem um único enrolamento no estator. Esse rolamento gera um campo magnético que se alterna juntamente com as alternâncias da corrente. Nesse caso, o movimento provocado não é rotativo.,

Funcionamento Editar

Quando o rotor estiver parado, o campo magnético do estator, ao variar sua polaridade entre norte e sul, induz no rotor uma corrente induzida.

O campo gerado no rotor, devido a corrente induzida, tem polaridade oposta a do estator. Assim, a oposição dos campos exerce um conjugado na parte superior e inferior do rotor, o que tenderia gira-lo 180° de sua posição original. Como o conjugado é igual em ambas as direções, pois as forças são exercidas pelo centro do rotor e em seguida contrários, o rotor continua parado.

Por esse motivo os motores monofasicos tem seu acionamento diferente dos motores trifásico, vejamos os tipos de acionamentos:

Método fase dividida: o motor é enrolado com dois enrolamentos o principal e o auxiliar, o auxiliar tem sua resistencia maior que o principal, com isso os campos ficam defasados entre as bobinas e surgi um campo magnetico girante, levando o motor a partida. É importante salientar que o enrolamento auxiliar deve ser desligado quando o motor atinge 75% da velocidade nominal do mesmo, isso geralmente é feito através de um interruptor centrifugo que desliga o enrolamento ao atingir essa velocidade.

Método com capacitor de partida: Também faz uso de um enrolamento auxiliar só que ligado em serie com um capacitor de partida, que faz com que o atraso entre as bobinas seja maior que no metodo anterior, aumentando o conjugado de partida.

Método com capacitor de partida e capacitor de marcha: nesse metodo, como nos outros, também se faz uso do enrolamento auxiliar, só que nesse caso o enrolamento auxiliar não é desligado. O funcionamento é o seguinte, quando o motor é ligado os dois capacitores estão ligado em paralelo ( partida e marcha) quando o motor atinge a velocidade 75% da nominal o interuptor desliga o capacitor de partida deixando sempre o ernrolamento ligado e com o capacitor de marcha ligado com ele.

Método com capacitor permanente: nesse caso o enrolamento auxiliar (junto com um capacitor de marcha) fica ligado permanetemente, esse metodo é empregado principalmente em ventiladores de teto.

Método com bobina de arrastamento: nesse metodo o motor não possui enrolamento auxiliar, no estator do motor se constroi duas bobinas (alem da principal), geralmente com uma ou duas voltas de fio, com uma espessura razoavelmente grande, essas bobinas ficam curto-circuitadas e se localizam numa porção de cada polo do estator, com a energização do motor a bobina principal induz nessas bobinas uma corrente fazendo que elas criem um campo magnetico defazado da principal e inicie o movimento do motor.

Também no FANDOM

Wiki aleatória