FANDOM


Motor em H é um motor em que os cilindros estão dispóstos de tal maneira que quando visto de frente, tem a aparência de uma letra H deitada.

Um motor em H pode ser entendido como sendo um unidade formada por dois motores boxer, sobrepóstos. Os "dois motores" tem cada um o seu próprio virabrequim, que são ligados por engrenagens, de modo a trabalharem sincronizadamente. O fato de ter dois virabrequins contribui para que este tipo de motor tenha uma relação peso/potência pior do que outras configurações mais simples de motores. A única vantagem da configuração em H é permitir a construção de motores curtos com mais de doze cilindros. Isso é especialmente importante na construção de aviões, onde o seu tamanho compacto permite uma melhor aerodinâmica.


Motores com esta configuração foram usados na Fórmula 1 pela equipe BRM em 1966 e 1967. A motocicleta Brough Superior 1000cc Golden Dream apresentada no ano de 1938 usava motor H-4, mas poucas unidades foram de fato produzidas, no ano de 1939. Para uso aeronáutico foram produzidos motores em H de 16 e de 24 cilindros.

Os motores denominados H-4 e H-6, produzidos pela Subaru são na realidade motores boxer.

Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória