FANDOM

Um motor de três cilindros em linha é um motor de combustão interna com três cilindros dispostos em uma única fileira.

Motores de quatro temposEditar

Os uso de motores de três cilindros em linha é frequente em automoveis com cilindrada, geralmente, inferior a um litro. Dentre os automóveis equipados com este tipo de motor podemos citar o Suzuki Swift e o Honda Insight. Em motocicletas os motores de três cilindros são usados pela Triunph, BMW, Yamaha e Leverda. A Triunph Rocket III é a motocicleta com o maior motor em produção atualmente, com 2294 centimetros cúbicos.

Motores de dois temposEditar

Os motores de dois tempos de três cilindros são a opção escolhida pela Suzuki e pela Kawasaki para alguns modelos de motocicletas. Em automoveis, os motores de dois tempos e três cilindros foram usados pela DKW na maioria dos seus modelos a partir dos anos 50 e pela Saab no Saab 93 e no Saab 96.

Motores a dieselEditar

Os motores de três cilindros a diesel são usados principalmente em tratores pequenos. Em caminhões o emprego destes motores é pouco freqüente. A Agrale fabricou nas decadas de 80 e 90 uma versão de três cilindros do modelo 1600-D, entretanto a versão de quatro cilindros também era oferecida. Em automoveis esteve presente no Alfa Romeo 33 TD no ano de 1984, com 1779 centimetros cúbicos.

Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Também no FANDOM

Wiki aleatória