FANDOM

M20B25 block

Um motor de um BMW 3.25i de 1989 com a cabeça retirada e mostrando os cilindros

Um motor de seis cilindros em linha é uma configuração de de combustão interna em que seis cilindros estão dispostos em uma única fileira, na posição vertical ou inclinados.

Os motores de seis cilindros em linha de ciclo de Otto, geralmente tem cilindrada entre 2500 e 4000 cm³ (2,5 e 4,0 litros), e os motores a diesel geralmente tem mais de quatro litros, podendo chegar até a 16 litros em caminhões (br) / camiões (pt). Em navios podem chegar a mil litros ou mais.

UsosEditar

Em automóveis, historicamente, os motores de seis cilindros em linha eram mais comuns que os motores V6, visto que o comprimento do motor não trazia inconvenientes em automóveis de tração traseira. Atualmente o seu uso é cada vez menor, visto que são bem mais longos que os V6, o que dificulta a sua utilização em automoveis dotados de tração dianteira com o motor disposto transversalmente.

Em veículos de tração traseira, como, por exemplo, o BMW, existe uma vasta gama de motores de 6 cilindros(motores 25, 30 ou 35 diesel ou gasolina dos séries 3 ou série 5).

Em caminhões os motores de seis cilindros em linha são largamente utilizados, visto que nestes o motor é disposto de modo longitudinal e a tração é traseira.

Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Também no FANDOM

Wiki aleatória