FANDOM

Os motores VR5 e VR6 seguem uma configuração desenvolvida pelo grupo Volkswagen. É similar ao motor em V, mas com as linhas de cilindros formando um "V" com um ângulo de forquilha de apenas 10.6° ou por 15°, diferentemente dos tradicionais ângulos de 45°, 60°, ou 90°.

DescriçãoEditar

O termo VR vem da combinação de motor em V e Reihenmotor, que em (alemão significa (motor em linha). A combinação dos dois pode ser traduzida como "o motor V6 em line". O VR6 foi projetado especificamente para ser usado transversalmente em veículos de tração dianteira. Usando o motor VR6, foi possível instalar um motor de seis cilindros em modelos existentes na linha Volkswagen. Um motor V6 de projeto convencional exigiria o alongando da parte dianteira do veículo. Além disso, o VR6 pode usar o intervalo do acendimento igual ao de um motor de 6 cilindros em linha. O ângulo estreito entre bancos do cilindro permite também a utilização de apenas um cabeçote e dois eixos de comando de válvulas para comandar todas as válvulas. Isto simplifica a construção do motor e reduz custos. Há diversos versões diferentes do motor VR6. O VR6 original tem 2,8 litros de cilindrada e 12 válvulas. Estes motores produziram 174 cavalos-vapor 128 kw de potência e torque de 240 Nm.

HistóriaEditar

O motor VR6 foi introduzido em Europa no ano de 1991 no Passat e no Corrado, e nos Estados Unidos no ano seguinte. O Passsat, a Passat Variant e o Corrado comercializado nos Estados Unidos usaram o 2,8 litros de cilindrada, ao passo que a versão européia do Corrado e o Passat 4WD receberam o motor de 2,9 litros de cilindrada com 190 cavalos-vapor (140 quilowatt). Em 1992, o motor VR6 foi introduzido no Golf e nos anos seguintes no Vento/Jetta. Em 1997, VW removeu um cilindro do VR6, criando o VR5, o primeiro bloco a usar um número desigual dos cilindros em uma fama do projeto de V (exceto a Honda V3 de MotoGP). Esta versão, que tem cilindrada de 2,3 litros, e capaz de 150 cavalos-vapor (110 quilowatt) e um torque máximo de 209 Nm. Foi introduzido no Passat em 1997, e mais tarde no Golf e no Bora em 1999. Em 1999, a VW alterou o projeto, com a introdução do cabeçote de 24 válvulas no 2,8 litros, que passou a produzir 204 cavalos-vapor (150 kw) e torque de 265 Nm.

Ligações externasEditar

Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Também no FANDOM

Wiki aleatória