FANDOM

Arquivo:Viper-v10.JPG

Motor V10 é uma configuração de motor a explosão com dez cilindros dispóstos em duas fileiras de cinco cilindros.

MecânicaEditar

O ângulo entre as fileiras de cilindros mais apropriado para os motores V10 de quatro tempos é teoricamente de 72°, permitindo o início do ciclo em cada um dos cilindros com intervalo de tempo uniforme.

Uma alternativa usada em muitos projetos é a construção do motor com ângulo de 90°, entretanto neste caso o intervalo entre o início do ciclo é diferente. Esta opção é interessante quando o motor produzído é derivado de um motor V8, cujo ângulo ideal é de 90°.

UsosEditar

Os motores V10 são usados principalmente em automóveis esportivos e caminhonetes de grande porte, podendo também ser usados em caminhões pesados. Foram tambem usados na Fórmula 1 entre os anos de 1989 e 2005 quando o regulamento pasou a permitir somente o uso de motores V8. Durante o período que foram usados na Fórmula 1 mostraram ser a configuração ideal, visto que nos últimos anos que foram permitidos foram a opção escolhida por praticamente todas as equipes.

Motores OttoEditar

Automóveis
Caminhões e Utilitários

Motores DieselEditar

Caminhões

MAM 18.603

Automóveis e utilitários
Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Também no FANDOM

Wiki aleatória