FANDOM

MechatronicsDiagram

Diagrama de Mecatrônica

A Engenharia Mecatrônica é uma disciplina integrada que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados. Sendo uma das áreas mais novas da engenharia em todo o mundo.

O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos.

A mecatrônica, enquanto disciplina independente, enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerir em tempo real seus diversos processos integrados.

Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Européia (IRDAC) “Mecatrônica é a integração sinérgética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos”.Em outras palavras quer dizer que a mecatrônica é a junção da engenharia mecânica com eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja é uma maquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.

Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe quanto de sabão colocar em cada ciclo pois ele pesa a quantidade de roupas que tem no cesto. Quer dizer que ela sabe quanto sabão colocar por que existe um sensor abaixo do cesto da maquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa um “computador” processa essa informação e nota quanto de roupa esta dentro da maquina, então ele manda um comando para o atuador que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.

A mecatrônica funciona como uma espécie de “futuro das engenharias”. Inicialmente, o curso tem disciplinas comuns a qualquer engenharia: cálculo, física, mecânica e elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidas disciplinas que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial. Como várias das disciplinas do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, elas naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.

O engenheiro mecatrônicoEditar

A engenharia mecatrônica não poderia existir se não fosse por esse aparentemente novo profissional, o engenheiro mecatrônico. Ele usa seus conhecimentos de Mecânica, Eletrônica e Informática para criar aparelhos de alta precisão, cada vez mais utilizados, depois da transformação que a revolução industrial causou. Uma das grandes transformações pelas quais passou o mundo do trabalho na era moderna foi a expansão da informática em todos os setores produtivos, que tornou algumas funções obsoletas, podendo os trabalhadores destas funções serem substituídos pelas máquinas. O engenheiro mecatrônico está no centro dessas mudanças. Sua especialidade são as máquinas de alta precisão, que levam tecnologia para diversos setores da indústria.

Sua área de atuaçãoEditar

Mecha

Diagrama de Vann especificando os diversos ramos de estudo e pesqusa da Mecatrônica.

Como a automação só irá se tornar mais presente nas fabricas e nas industrias, a procura por esse tipo de profissional é crescente, principalmente na área de industria automobilista. Como a procura por essa profissão só cresce a área de atuação desse engenheiro também cresce, atualmente destacam-se o desenvolvimento de projetos de equipamentos inteligentes, projetos de linhas produtivas automatizadas, o desenvolvimento e implantação de softwares para a área industrial e o controle e manutenção de equipamentos.

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória