FANDOM


Smallwikipedialogo

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Mecânica estatística. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.



A Mecânica estatística (ou física estatística) é o ramo da física que estuda os comportamento de sistemas com elevado número de entidades constituintes a partir do comportamento destas entidades. Os constituintes podem ser átomos, moléculas, íons, entre outros. É uma teoria reducionista, em oposição à holística termodinâmica, que tem feição fenomenológica.


O estudo de tais sistemas em toda a sua complexidade é pouco prático ou mesmo inviável. Para contornar essa dificuldade o que se faz é esboçar um conjunto de simplificações e atribuir uma série de vínculos matemáticos, como a hipótese ergódica. Além disso, a mecânica estatística divide-se em áreas: mecânica estatística quântica, mecânica estatística de equilíbrio, mecânica estatística do não-equilíbrio, etc.


Livros Editar

  • Salinas, Sílvio R. A. Física estatística. Editora da Universidade de São Paulo, 1999. ISBN 8531403863
  • Huang, Kerson. Statistical mechanics. Wiley, John & Sons, 1990. ISBN 0471815187
  • Reichl, L. E. A modern course in statistical physics. 2.ed. Wiley, John & Sons, 1998. ISBN 0471595209

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória