Um gerador de funções é um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos de formas de onda, frequências (de alguns Hz a dezenas de MHz) e amplitude (tensão) diversas. São muito utilizados em laboratórios de eletrônica como fonte de sinal para teste de diversos aparelhos e equipamentos eletrônicos.

Um gerador de funções deve poder gerar sinais senoidais, triangulares, quadrados, dente-de-serra, com sweep (frequência variável), todos com diversas frequências e amplitudes. Normalmente ele possui um frequencímetro acoplado e diversos botões de ajuste e seleção, além de conectores para saída do sinal.

Seu uso é muito ligado à utilização do osciloscópio, com o qual se pode verificar as suas formas de onda.

Seu funcionamento é baseado em circuitos eletrônicos osciladores, filtros e amplificadores.

Alguns circuitos integrados que podem ser usados na montagem de geradores de função:

  • ICL8038 (Intersil - funções seno, quadrado, triângulo, sweep)
  • MAX038 (Maxim - funções seno, quadrado, triângulo, sweep)
  • XR2206 (Exar - funções seno, quadrado, triângulo, sweep)
  • NE566 (National - funções quadrado, triângulo)

Também no FANDOM