FANDOM

Motor GM família II é uma família de motores desenvolvida e produzida pela General Motors

HistóriaEditar

Com o declínio dos carros grandes (na qual a GM era representada pelo Opala) iniciada com a segunda crise do petróleo em 1979, a GM iniciou o desenvolvimento de um carro médio, posicionado entre o Chevette e o Opala. O projeto, conhecido como carro J, contou com a colaboração da matriz em parceria com as subsidiarias espalhadas pelo mundo. Junto com o novo carro, foi iniciado o desenvolvimento de um novo motor mais econômico, batizado de família II. A estreia do motor ocorreu em 1981, equipando o Opel Ascona e o Cherolet Cavalier e seus derivados.

No Brasil, a estreia ocorreu em 1982, com o motor 1.6 equipando o Monza Hatch. O propulsor contava com 73 cv. meses depois, o fraco desempenho nos testes das publicações especializadas levou a GM a antecipar o lançamento do motor 1.8 ainda em 1982. três anos depois, o 1.8 passa a equipar a versão esportiva do Monza, gerando 106 cv com etanol. Para a linha 87, o Monza ganha um novo motor de 2000 cm. A novidade também equipou a versão esportiva SR. Para a linha 89, o recém lançado Kadett ganha os propulsores da família II, com o 1.8 equipando as versões normais e o 2.0 equipando a versão esportiva GS.

Para a linha 90, a injeção eletrônica chega aos carros da GM através do família II. O primeiro carro a receber o novo motor foi o Monza, que equipou em uma série especial derivada da versão Classic. Para a linha 91, a injeção eletronica chega ao restante da linha Monza e em toda a linha Kadett e Ipanema. No mesmo ano, o Monza Classic e o Kadett GSi ganham injeção eletrônica multiponto, sendo os primeiros nacionais a contar com o equipamento, gerando 121 cv.

Para a linha 92, todos os carros nacionais exceto o Monza e o Kadett passaram a contar com o catalisador devido aos limites de emissões de poluentes no mesmo ano o família II ganha mais um membro: o omega, equipando a versão basica com motor 2.0. para a linha 1993, mais um modelo passa a contar com o motor família II: o Vectra. No fim do ano, o família II ganha a opção de quatro válvulas por cilindro. a novidade foi implantada na versão esportiva GSi, gerando 150 cv. na linha 95, ocorre uma reformulação em sua linha. Um propulsor de 2200 cm3 passava a equipar o Omega e a S10, enquanto o motor 2.0 passa a equipar o astra em uma operação curiosa