FANDOM

Fuse symbol Europe.png

Símbolo IEC do fusível

Em eletrônica e em engenharia elétrica fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funde, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica supere, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.

Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobrecorrente são uma parte essencial de um sistema de distribuição de energia para prevenir incêndios ou danos a outros elementos do circuito.

Tipos de FusíveisEditar

Segundo o tamanho e tempo de atuaçãoEditar

  • Fusíveis NH
  • Fusíveis Diazed (Tipo D)
  • Fusíveis NEOZED (tipo D0)
  • Fusíveis Tipo D (Ultra-Rápido)
  • MINIZED

Segundo usoEditar

Fusíveis Ultra-Rápidos (classe aR) são uma excelente proteção contra curtos-circuitos, porém Não são adequados contra sobrecargas.

Há uma grande confusão quando tratamos de especificar a ação do fusível que queremos utilizar, isto porque utilizamos as palavras "retardados", "rápidos" e "ultra-rápidos", que foram "retirados" e traduzidos da norma americana que denomina os fusíveis como "fast acting" e "time-delay".

Simples, pois, quando utilizamos os fusíveis tipo NH ( NH são as iniciais de 'Niederspannungs Hochleitungs, que em língua alemã significa "Baixa Tensão e Alta Capacidade de Interrupção"), que atendem a norma IEC60269-2-1 (NBR11841) , a faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva tempo vs Corrente), foram convencionadas com um conjunto de letras e não com as denominações ("retardados","rápidos" e Ultra-Rápidos").

A IEC utiliza a montagem com 2 letras, sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar, que são elas:

  • "g" - Atuação para sobrecarga e curto
  • "a" - Atuação apenas para curto-circuito,

A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:

  • "L/G" - Proteção de cabos e uso geral
  • "M" - Proteção de Motores
  • "R"- Proteção de circuitos com semicondutotes

Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:

  • "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)

(Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente - "Retardados")

  • "aM" - Fusível para proteção de motores

(Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada")

  • "aR" -Fusível para proteção de semicondutores

(Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas)

Termo-fusívelEditar

Um termo-fusível, além de acumular a função do fusível propriamente dito, permite também proteger determinados equipamentos, caso a sua temperatura ultrapasse determinados valores. Assim protege o equipamento contra sobrecargas, não diretamente usando a corrente de consumo, mas sim a sua temperatura exterior, já que estes termo-fusíveis, estão colocados junto à carcaça para vigiar a sua temperatura.

Fusível mecânicoEditar

Este deve ser o menos conhecido dentre os electrotécnicos, visto que se trata de um equipamento que permite separar um determinado sistema mecânico que entra em bloqueio e para não transmitir o problema à fonte energética, este quebra-se.

Também no FANDOM

Wiki aleatória