FANDOM


UPSFrontView UPSRearView
Aspectos anterior e posterior de uma fonte de alimentação ininterrupta.

Uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply) é um sistema de alimentação elétrico que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligado, quando há interrupção no fornecimento de energia. O aparelho UPS mais comumente encontrado no mercado é o No-Break, normalmente empregado em computadores de mesa/trabalho (desktop/workstation). Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia, que em geral não é muito grande (nos no-breaks mais comuns, essa autonomia é de algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo do no-break), por isso é indicado a utilização em modo de bateria somente quando à falta de energia, assim mantendo sempre as baterias em carga máxima, para quando for necessário sua utilização. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)

Tipos de fonte ininterruptaEditar

Existem dois tipos de no-breaks, o on-line e o off-line.

O termo inglês line(linha) refere-se ao uso da bateria. No no-break on-line a bateria está constantemente funcionando, isto é, a energia que entra no no-break passa sempre pela bateria que alimenta os componentes. Isso significa que não haverá uma falha no fornecimento de energia, ao contrário do no-break off-line, no qual a bateria é acionada somente quando há um corte do fornecimento. Portanto, no intervalo em que o no-break off-line detecta essa corrente e aciona a bateria pode haver atraso para que os equipamentos conectados sejam alimentados, podendo haver um corte na alimentação.


Observações de uso.

Vida útil das baterias em média 2 anos (que é a garantia que muitos fabricantes dão ao cliente na hora da compra), após podem ocorrer falhas e não carregamento correto das baterias e no período de 5 anos a bateria perde totalmente sua capacidade de recarga.

Os Nobreak de 800 VA (a média popular é o de 600 VA)equivalem a 350 watts reais, equivalente a um computador e um monitor CRT. Alguns no-breaks alertam quando é ultrapassada esta faixa de potencia, sendo por meio sonoro, luminoso ou digital(LCD).

Voce pode ligar o nobreak em uma régua ou filtro de linha, ou ligar uma régua ou filtro de linha ao nobreak. Não é aconselhado a instalação de estabilizadores ao no-break.

Monitor de CRT consome em média 60 watts, por isso na necessidade você deve trocar seu monitor de CRT por um mais econômico de LCD, que consome em media de 15 a 20 watts(dependendo do tamanho e modelo) e assim aumentando a autonomia do no-break quando faltar energia elétrica.

Dica: Fase e neutro nas tomadas devem ser levados em consideração na hora de ligar aparelhos elétricos. Nas flechas tem a indicação da fase e neutro. Alguns no-breaks avisam quando a inversão de fase.

Ligar o nobreak em uma tomada fixa e firme, caso contrário pode danifica-lo. Não é recomentado instalação de Benjamin(T)uma única saida pois poderá sobrecarregar o no-break e também podendo causar um curto-circuito, neste caso prefira um filtro de linha na tomada e o nobreak no filtro.

Você pode ligar um filtro de linha no no-break e o computador(monitor, caixas de som, etc) ligado neste filtro de linha, caso necessite.

Ao limpar o pó um no-break deve estar desligado e muito cuidado pois ele mantem carga elétrica. Nuca mover o computador e o no-break se eles estiverem ligados pois as tomadas podem sofrer curto-circuito ou "mau contato".

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória