FANDOM


Fieldbus é um sistema de rede de comunicação industrial para controle em tempo real.

Visão Geral: em meados de 1960 o sinal analógico de 4-20mA (miliampére) foi introduzido para realizar o controle de dispositivos industriais. Aproximadamente em 1980, os sensores inteligentes começaram a ser desenvolvidos e implementados usando um controle digital. Isso motivou a necessidade de integrar vários tipos de instrumentações digitais em campos de comunicações, visando otimizar a performance dos sistemas. Dessa forma se tornou óbvio que um padrão era necessário para formalizar o controle dos dispositivos inteligentes. Fieldbus é um termo genérico empregado para descrever tecnologias de comunicação industrial; o termo fieldbus abrange muitos diferentes protocolos para redes industriais. Tal tecnologia é usada na indústria para substituir o sinal analógico de 4- 20 mA (miliampére). A decisão sobre fornecer o tal padrão (tecnologia) partiu de: Instrument Society of America (ISA), a International Electrotechnical Commission (IEC), Profibus (German national standard) e FIP (French national standard), formando a IEC/ISA SP50 Fieldbus committee. O padrão a ser desenvolvido deveria integrar uma grande variedade de dispositivos de controle. A tecnologia tem como promessa melhorar a qualidade e reduzir custos. Com a tecnologia fieldbus há uma economia significativa na fiação empregada, dado que usando o sinal analógico de 4-20mA é necessária que cada dispositivo tenha seu próprio conjunto de fios e seu próprio ponto de conexão. Fieldbus elimina tal necessidade empregando um esquema que necessita somente de um par trançado (a fibra ótica também pode ser utilizada).


Padrões Editar

Atualmente há uma vasta variedade de padrões filedbus.Alguns dos mais amplamentes usados incluem:

Ligações externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória