FANDOM


Os Ferros fundidos são formados devido ao teor de carbono muito alto, na qual as ligas são tão duras que não podem sofrer conformação mecânica; ou seja, não podem ser transformados em chapas, , barras , tubos, arames, etc. A única forma de se fabricar peças com esses materiais é através da moldagem por fundição: o metal é fundido (derretido) e depois "vazado" (despejado) em um molde com as formas da peça que se deseja produzir. Com o resfriamento ele se solidifica, assumindo as formas do molde. Pode, em seguida, sofrer trabalhos de acabamento, usinagem, furação, acerto de dimensões, etc; mas não têm as suas formas principais alteradas.

Apesar de muito duros e indeformáveis, os ferros fundidos mais usados têm capacidade para absorção de choques e vibrações, e boa usinabilidade. Além disto, seu ponto de fusão é bem mais baixo que o do ferro puro e o dos aços, facilitando o seu derretimento.

São usados na fabricação de peças complexas na formapeças grandes e de boa estabilidade de dimensões quie só podem ser geradas por fundição; bases e estruturas de máquinas , blocos de motores, "carcaças" de redutorese motores elétricos, alongamentos para mancais, coletores de escapamento em motores, implementos agrícolas, grelhas, etc.[1]

ReferênciasEditar

  1. FACIULLI, Ricardo de Melo; Tecnologia dos Materiais, 1° Módulo, ETEC Lauro Gomes.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória