FANDOM

Workshop 001.jpg

Oficina com algumas ferramentas.

O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, ou dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas.

Inicialmente o termo era utilizado para designar objetos para uso doméstico ou industrial, este era constituído de ferro ou outro material (P.ex.:Nylon, plástico, madeira, etc), com vistas a realizar algum trabalho ou executar alguma função.

Em função do disposto acima, uma ferramenta pode ser definida como: um dispositivo que forneça uma vantagem mecânica ou mental para facilitar a realização de tarefas diversas.

TerminologiaEditar

No reino animal, por exemplo, também são usados dispositivos facilitadores de tarefas; a lontra do mar abre moluscos se utilizando dos mais diversos objetos, os macacos chegam a fabricar ferramentas rudimentares.

Quanto aos humanos passaram a aplicar de forma cada vez mais engenhosa os mais diferentes objetos e artifícios.

ExemplosEditar

  • Máquinas ferramentas, equipamentos eletromecânicos, etroeletrônicos são exemplos típicos.
  • Alguns tipos de utensílios podem servir como armas, tais como o martelo e a faca, e as armas, tais como explosivos, etc, como ferramentas.

Ferramentas tradicionaisEditar

Para metais
Para madeira
Para alvenaria
  • Desempenadeira, pá, colher de pedreiro
Para eletricidade
  • Soldador, alicate
Outros e diversos usos

Ferramentas tecnológicasEditar

Ferramentas desportivasEditar

Ferramentas intelectuais, mentaisEditar

  • O código civil, é a ferramenta de trabalho dos advogados e juízes,Língua, Lógica, Tradição, etc.
  • Instrumentos da escrita: pena, lápis, estilete,
  • Instrumentos tecnológicos: computador, facsímile, equipamentos de áudio e vídeo, tecnologia de programação, ferramentas de desenvolvimento do software , ferramentas de programação, etc.

Utensílios domésticosEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória