FANDOM


Smallwikipedialogo

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Engenharia. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


Engenharia (<latim ingeniu = "faculdade inventiva, talento") é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas. Já se disse que "Engenharia é tão-somente aplicação da física aliada ao bom-senso" LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da, Professor Emérito da UFMG (Belo Horizonte, MG, Brasil e — com os mais recentes avanços da ciência e da tecnologia, aqui se o pode aperfeiçoar: Engenharia é aplicação prática dalgum conhecimento especializado aliado ao bom-senso.

Digno de nota é o fato de tradicionalmente as engenharias terem lidado apenas com objetos concretos, palpáveis. Modernamente, porém, esse cenário mudou e deu lugar ao trato também de entidades ou objetos abstratos, não-palpáveis. Tais são, por exemplo, as engenharias de custos, informática, de software, entre outras. Numa certa medida, não rigorosa, pode-se incluir nesse novo rol, também as engenharias do ambiente e genética, com as reservas que lhes são próprias. Toda engenharia, contudo, envolve certo grau de abstração.

Com as engenharias, conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de objetos úteis e para o planejamento urbano e ambiental, entre tantas aplicações.

Atualmente, a exigência de soluções mais precisas para diversos problemas abrangidos pela engenharia demanda a aplicação de modelos físicos e de modelos matemáticos, incluindo o tratamento de processos de resolução compostos por sistemas de equações diferenciais, que fornecem sistemas de equações algébricas, após tratamento por métodos numéricos adequados, como o método dos elementos finitos e o método das diferenças finitas. Esses métodos são compostos por um forte arcabouço matemático e um conjunto de técnicas, para obter soluções simultâneas, usualmente acopladas, para grande número de variáveis e graus de liberdade daqueles problemas. Tal abordagem é a computacional, objeto de trabalho, pesquisa e desenvolvimento da modelagem computacional.

Ver tambémEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória