FANDOM


Electric transmission lines

Linhas de transmissão de energia elétrica em Lund, Suécia

Sub estacao parque eolico serra do barroso portugal

Subestação para transformação e transporte de energia elétrica do parque eólico da Serra do Barroso, Portugal

Earthlights dmsp

Visão noturna do planeta Terra que possibilita uma comparação entre o nível de consumo de energia elétrica entre os países


Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia.

É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.

A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico. Em um ciclo termodinâmico se esquenta um fluido e se consegue com que realize um circuito no qual move um motor ou uma turbina. O calor deste processo se obtém mediante a queima de combustíveis fósseis, as reações nucleares ou outros processos.

A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.

Meios de produção Editar

A electricidade pode ser produzida em grandes quantidades a partir de diversas fontes. Segue-se uma tabela que indica diversas origens e fontes de energia, o equipamento utilizado para a produção, e alguns links adicionais relacionados.

Origem Fonte Equipamento Veja também
calor reação nuclear central nuclear energia nuclear, lixo nuclear
nascentes hidrotermais central geotérmica energia geotérmica
queima de resíduos incinerador central de biomassa, reciclagem
queima de outros tipos de combustível central termoeléctrica carvão, efeito de estufa
luz sol célula fotoeléctrica fotovoltaica, energia solar, painel solar, painel fotovoltaico
movimento vento aerogerador energia eólica, central eólica
motor gerador energia mecânica, energia cinética, movimento perpétuo
ondas do mar central talassomotriz energia maremotriz
peso maré central talassomotriz gravidade, energia potencial gravítica, usina maremotriz'
água dos rios turbina hidráulica central hidroeléctrica, barragem, PCH ou mini-hídrica
química reacções químicas célula electrolítica pilha, Alessandro Volta, oxidação/redução, química física

Ver tambémEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória