FANDOM

A eletromecânica é um ramo especialmente técnico, que foi criado a partir da necessidade de unir em um único indivíduo especializações em elétrica e em mecânica.

O Técnico em Eletromecânica é um profissional de nível médio de categoria especializada, capaz de atuar nos diversos segmentos do setor produtivo, principalmente o de caráter industrial. A habilitação técnica nesta área visa atender e sustentar tecnicamente o desenvolvimento dos diversos segmentos da nossa sociedade.

O conceito de eletromecânica surgiu na década de 60 e chegou ao Brasil em meados da década de 70, através do primeiro curso técnico em eletromecânica criado no Colégio Técnico da Rede Ferroviária Federal RFFSA. A princípio o curso destinava a formar profissionais aptos a efetuarem manutenção tanto na parte elétrica, quanto na parte mecânica das locomotivas da RFFSA.

Após isso foram lançados diversos cursos técnicos em eletromecânica pelo país em escolas profissionalizantes das redes pública e privada. A ídeia principal era formar técnicos com formação em elétrotécnica e conhecimentos relevantes sobre mecânica industrial, este foi a base curricular do curso de eletromecânica até o final dos anos 80.

A partir dos anos 90 o curso de eletromecânica foi perdendo força dentre os outros cursos técnicos. Com a evolução da eletrônica e o surgimento das modernas técnicas de automação, o curso de eletromecânica foi ficando para trás. O conceito de automação industrial foi rapidamente absorvido pelos cursos de eletrônica e informática, e com o advento dos cursos em mecatrônica e automação industrial, o conceito de eletromecânica ficou obsoleto.

Ainda hoje existem diversos cursos de eletromecânica no Brasil em nivel técnico e superior. O curiculo foi alterado e o conceito não é mais o mesmo da década de 80, atualmente o curso trabalha mais o lado da integração de sistemas eletromecânicos e manutenção industrial.

No final da década de 90 surgiu o curso de Tecnólogo em eletromecânica, que forma profissionais de nível superior para atuar na área. Destando neste seguimento o Instituto Centec no estado do Ceará que forma as maiores turmas de tecnólogos em eletromecânica. Pode-se citar como grandes tecnólogos em eletromecânica os senhores Leonardo Nunes, Fábio Ferreira, Luís cavalcanti ect. Predefinição:Mínimo

Também no FANDOM

Wiki aleatória