FANDOM

O Eixo Cardão é um sistema de transmissão de torque muito utilizados e veículos com tração 4x4 e em motocicletas cuja a função é fornecer independência às forças motrizes.

Elementos Editar

Numa visão geral, o eixo cardã é composto de dois eixos tubulares, um primário, centrado a fonte motriz e outro secundário centrado ao eixo de tração. As suas extremidades contam com articulações denominadas juntas móveis universais, as quais podem possuir rolamentos, mangas de ligação, grampos ou nanéis de pressão e guarda-pós para acompanhar o movimento unilateral dos mesmos.

Aplicações Editar

Carro Editar

Utilizados nos veículos como meio de transmissão do motor para as rodas.

Em um 4x4, todos os esforços feitos pelo conjunto mecânico são grandes, principalmente se a prática do off-road é constante. Nessas condições, as torções e trancos são normais. Obviamente, os eixos cardã, assim como suas juntas universais (juntas e módulos de fixação, localizadas nas extremidades do eixo cardã) não escapam desses esforços. Ao contrário, merecem cuidados e atenção mais que especiais.

Motocicleta Editar

Utilizado na substituição da corrente de transmissão torna o conjunto mais silencioso e maximiza a potência.

Máquinas Editar

Na área industrial é largamente aplicado em equipamentos e maquinários.

Caminhões Editar

Utilizado nos aparelhos hidráulicos para o basculamento de caçambas e outras aplicações, além do próprio diferencial.

Informações Editar

Outras informações sobre cardã

Também no FANDOM

Wiki aleatória