FANDOM

Seebeck effect circuit 2.png

Efeito Peltier-Seebeck

O efeito Peltier é a produção de um gradiente de temperatura em duas junções de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma tensão elétrica em um circuito fechado (conseqüêntemente, percorrido por uma corrente elétrica).

É também conhecido como Força eletromotriz de Peltier e é o reverso do efeito Seebeck em que ocorre produção de diferença de potencial devido à diferença de temperatura neste mesmo tipo de circuito.

Estes dois efeitos podem ser também considerados como um só e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termelétrico. Na verdade, são dois efeitos que podem ser considerados como diferentes manifestações do mesmo fenômeno físico.

HistóriaEditar

O efeito Peltier foi observado em 1834 por Jean Charles Athanase Peltier, 13 anos após o físico Thomas Johann Seebeck ter descoberto o efeito Seebeck em 1821.

AplicaçõesEditar

O efeito Peltier é utilizado em coolers em que usando uma diferença de potencial se pode transferir calor da junção fria para quente aplicando-se a polaridade elétrica adequada (É um refrigerador no sentido termodinâmico da palavra).

O mesmo efeito também é utilizado para produzir temperaturas próximas de 0 K onde o terminal aquecido é refrigerado por Nitrogênio líquido cuja temperatura de ebolição é de 77,35 K (-196,15 ºC). Tal procedimento é conhecido como ultra-resfriamento termoelétrico sendo capaz de produzir temperaturas próximas ao zero absoluto no terminal refrigerado, O ultra-resfriamento por termopar é utilizado para o estudo de supercondutores e do comportamento de matérias na temperatura do espaço inter-estelar, onde as temperaturas são próximas a 0 K.

TermoeletricidadeEditar

A termoeletricidade ou termeletricidade estuda fenômenos de transformação direta de energia térmica (gradientes de temperatura) em eletricidade e vice versa.

ExemplosEditar

São exemplos o efeito Peltier, o efeito Seebeck, a efeito Thomson e o efeito Joule. Destes quatro apenas o efeito Joule é irreversível.

Ver tambémEditar

Predefinição:Esboço-físicaen:Peltier-Seebeck effect fr:Effet Peltier ja:ペルチエ効果 nl:Peltier-effect en:Seebeck effect fr:Effet Seebeck ja:ゼーベック効果 nl:Seebeck-effect

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória