FANDOM

Predefinição:Portal de eletrônica Uma EEPROM (de Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory) é um chip de armazenamento não-volátil usado em computadores e outros aparelhos.

Ao contrário de uma EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida um número ilimitado de vezes, mas só pode ser apagada e programada um número limitado de vezes, que variam entre as 100.000 e 1 milhão. Esse limite é causado pela continua deterioração interna do chip durante o processo de apagamento que requer uma tensão elétrica mais elevada. Como cada novo dado gravado no chip requer o apagamento do anterior, considera-se apagamento e gravação como uma só operação, porém seria possível gravar o mesmo endereço de memória um bit de cada vez, fazendo então oito gravações com um só prévio apagamento. Entretando a maioria das memórias EEPROM faz o apagamento do conteúdo do enderêço automaticamente antes da gravação. A memória flash é uma variação moderna da EEPROM, mas existe na indústria uma convenção para reservar o termo EEPROM para as memórias de escrita bit a bit, não incluindo as memórias de escrita bloco a bloco, como as memórias flash. As EEPROM necessitam de maior área que as memórias flash, porque cada célula geralmente necessita de um transístor de leitura e outro de escrita, ao passo que as células da memória flash só necessitam de um.

Tecnologias mais novas como FRAM e MRAM estão aos poucos substituindo as EEPROM's em algumas aplicações.

Predefinição:Esboço-eletrônicaar:ذاكرة للقراءة فقط قابلة للمسح bg:EEPROM bs:EEPROM cs:EEPROM da:EEPROM de:Electrically Erasable Programmable Read Only Memory en:EEPROM es:EEPROM eu:EEPROM fi:EEPROM fr:Electrically-erasable programmable read-only memory he:EEPROM hr:EEPROM id:EEPROM it:EEPROM ko:EEPROM nl:Electrically erasable programmable read-only memory pl:EEPROM ro:EEPROM ru:EEPROM sk:EEPROM sr:EEPROM tr:EEPROM vi:EEPROM zh:EEPROM

Também no FANDOM

Wiki aleatória