FANDOM



Ford Cosworth HB foi uma família de motores desenvolvida pela Ford em parceria com a Cosworth.

HistóriaEditar

Visando se adaptar a nova realidade que seria iniciada a partir da temporada 1989 da formula 1 a Ford encomendou a Cosworth um projeto de um motor aspirado para ser utilizado pela Benetton durante aquela temporada. A equipe manteve a primazia de receber as atualizações feitas pelos engenheiros da Cosworth. Seus pilotos (Alessandro Nannini e Emanuelle Pirro) estrearam o novo motor durante o GP da Inglaterra. Durante a segunda metade da temporada, a equipe consegue 26 pontos no campeonato de construtores e a primeira vitoria do motor HB.

Na temporada seguinte, foram mais duas vitórias para o motor ambas com Piquet ao volante do Benetton.

Para a temporada 1991, a Benetton deixava de ter exclusividade sobre o motor, pois a partir daquela temporada, a estreante Jordan passaria a receber os motores Ford, mas a Benetton continua recebendo em primeira mão as atualizações feitas pelos engenheiros da Cosworth.

Para a temporada 1992, o motor passa a equipar a Lotus e aposenta o defasado DFR.

Para a temporada 1993, a McLaren passa a receber o motor HB , porém, menos potente que a versão utilizada pela Benetton e ao motor Honda utilizado na temporada anterior.

Para a temporada 1994, a Benetton deixava de utilizar o HB e passa a receber o novíssimo motor Zetec, mas continuou em uso através de equipes pequenas como Simtek e Larrousse.


Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória