FANDOM

Se formos bastante rigorosos não falaremos em corrente real e sim sentido real da corrente. Trabalha-se hoje com duas padronizações para o sentido da corrente elétrica, o real e o convencional. O sentido convencional refere-se ao sentido de uma corrente elétrica onde, por convenção, os portadores de carga são positivos. Neste caso a corrente se estabelece no mesmo sentido do campo elétrico. Na prática qualquer corrente elétrica pode ser representada por um fluxo de portadores positivos sem maiores problemas.

O sentido real da corrente elétrica depende da natureza do condutor. Trata-se do sentido real do movimento de deriva das cargas elétricas livres. Esse movimento se dá no sentido contrário ao campo elétrico se os portadores forem negativos, caso dos condutores metálicos e no mesmo sentido do campo se os portadores forem positivos. Mas existem casos onde verificamos cargas se movimentando nos dois sentidos. Isso acontece quando o condutor apresenta os dois tipos de cargas livres, condutores iônicos por exemplo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória