FANDOM

A corrente farádica, seja em sua forma de faradismo geral ou localizado, vem sendo usado desde o fim do século XIX. O pulso da corrente farádica é bifásico e assimétrico. Do início dos anos 40 ate os anos 60, a corrente farádica foi considerada mais confortável do que a corrente direta. A maioria dos fisioterapeutas erroneamente considerou que o conforto relativo do pulso farádico ocorria por ser uma forma de corrente alternada. Os conhecimentos atuais indicam que a verdadeira razão para esse conforto é que o pulso farádico é simplesmente mais curto que a corrente direta.

A onda bifásica e assimétrica da corrente farádica torna-a menos que uma corrente bifásica simétrica, mesmo com pulsos menores. Apesar de a farádica ser originalmente bifásica assimétrica, equipamentos modernos são capazes de fornecer tanto pulsos bifásicos simétricos quanto pulsos monofásicos (neofarádica). A corrente farádica é uma corrente de excitação de baixa freqüência, 50 a 100 Hz, com largura de pulso de 0,1 a 1 ms e com intervalo de 20 ms, que tem fins terapêuticos e diagnósticos.

A corrente farádica original era uma corrente alternada de freqüência muito irregular. Esta irregularidade foi a causa da rápida modificação da forma descrita por Faraday anteriormente. Assim nasceu a corrente neofarádica, uma variação da corrente farádica produzida pro alguns aparelhos atualmente que é uma corrente estimulante que consiste em pulsos triangulares com duração de 1 ms e um intervalo de 19 ms com uma freqüência de 50 Hz. A corrente farádica original é uma corrente alternada, já a neofarádica tornou-se uma corrente contínua interrompida com um impulso de duração de 1 ms e intervalo de 19 ms. Diferentemente da corrente galvânica, a corrente farádica original não é polarizada, isto é, não apresenta pólos positivo e negativo.

Efeitos Fisiológicos Editar

  • Estimula nervos motores e sensitivos;
  • Ocasiona contração dos músculos;
  • Favorece o retorno venoso;
  • Aumenta o aporte sanguíneo;
  • Provoca ação metabólica.

Efeitos Terapêuticos Editar

  • Aumento do tônus muscular;
  • Manutenção da integridade da placa motora;
  • Recuperação da capacidade de contração muscular;
  • Descongestionante.

Indicações Editar

  • Estimulação de nervos e músculos;
  • Paresias;
  • Estética;
  • Hipotrofia por desuso;
  • Fraturas;
  • Edemas;
  • Lesão tendínea.

Contra-indicações Editar

  • Áreas cardíacas;
  • Neuromas
  • Espasticodade;
  • Varizes trombosadas;
  • Marcapasso;
  • Útero gravítico;
  • Genitália;
  • Tumor maligno.

Técnicas de Aplicação Editar

Utiliza-se também para o eletrodiagnóstico. Os eletrodos devem estar protegidos com esponjas algodão embebidos em água. A aplicação pode ser:

  • posição transversalou longitudinal dos eletrodos;
  • aplicação subaquática;
  • bomba farádica;
  • caneta estimuladora.

Também no FANDOM

Wiki aleatória