FANDOM

O conversor analógico-digital (frequentemente abreviado por conversor A/D) é um dispositivo eletrônico capaz de gerar uma representação digital de uma grandeza analógica.

Por exemplo, um conversor A/D de 10 bits, preparado para um sinal de entrada analógica de tensão variável de 0V a 5V pode gerar números binários de 0 (0000000000) a 1023 (1111111111) (ou seja, capturar 1024 pontos do sinal), dependendo do sinal de entrada. Se o sinal de entrada do suposto conversor A/D estiver em 2,5V, o valor binário gerado será 511 ou 512. Obs: Um sinal pode assumir infinitos valores de pico a pico.

Estudo comparativo Editar

Sinais gerados por circuitos analógicos são muitas vezes processados por circuitos digitais, por exemplo, por um microcontrolador ou por um microcomputador.

Para processar sinais analógicos usando circuitos digitais, deve-se efetuar uma conversão para essa última forma, a digital. Tal conversão é efetuada por um Conversor Analógico-Digital ("A/D converter" ou ADC).

O sinal recebido, depois de digitalizado, é processado e, na maioria das vezes, será utilizado para atuar sobre o circuito analógico que gerou o sinal original ou até mesmo sobre outro circuito.

Por isso, um sinal na forma digital, para ser processado por um bloco funcional analógico, deve ser previamente convertido (ou reconvertido) para a forma analógica equivalente.

Um sistema que aceita uma palavra digital como entrada e traduz ou converte o valor recebido para uma voltagem ou corrente analógicas proporcionais à entrada é chamado de Conversor digital-analógico ("D/A converter" ou DAC). Neste caso, quanto mais bits conter o sinal de entrada(digital), melhor será o sinal convertido(analógico) pois haverá maior precisão.

Referências Bibliográficas Editar

SICA, Carlos. "Sistemas Automáticos com Microcontroladores 8031/8051", Editora Novatec, 2006.

Predefinição:Esboço-eletrônicaar:محول تماثلي رقمي bg:Аналогово-цифров преобразувател ca:Conversor analògic-digital cs:A/D převodník da:Analog-til-digital-konverter de:Analog-Digital-Umsetzer en:Analog-to-digital converter es:Conversión analógica-digital et:Analoog-digitaalmuundur fi:A/D-muunnin fr:Convertisseur analogique-numérique hu:Analóg-digitális átalakító id:Pengubah analog-ke-digital it:Convertitore analogico-digitale ja:アナログ-デジタル変換回路 ko:아날로그-디지털 변환회로 lv:Analogciparu pārveidotājs ms:Penukar analog ke digital nl:Analoog-digitaalomzetter pl:Przetwornik analogowo-cyfrowy ro:Convertor Analogic Numeric ru:Аналого-цифровой преобразователь simple:Analog to digital converter sk:Analógovo-digitálny prevodník sv:A/D-omvandlare uk:АЦП zh:類比數位轉換器

Também no FANDOM

Wiki aleatória