FANDOM


Smallwikipedialogo

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Carroceria#Conversíveis. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.



Conversíveis são popularmente todos os carros sem capota rígida, embora historicamente o termo se aplique somente aos veículos de teto removível/retrátil que possuem as estruturas das janelas laterais, fazendo com que o o veículo fechado seja "convertido" em sua versão tradicional. Um bom exemplo é o Peugeot 206 CC.


Podemos dividir esta categoria em algumas outras, conforme suas características:


CabrioletsEditar

Horch-853-sport-cabriolet

Horch 853 Sport Cabriolet


A palavra cabriolet deriva de um verbo francês para saltar, e originalmente designava as carruagens sem portas e com o teto retrátil, nos quais era necessário saltar para entrar (tinham formato semelhante aos antigos carrinhos de bebê). Na indústria automotiva o termo designa vários tipos de conversíveis, mas é mais aplicado a veículos derivados de coupés, com dois ou quatro lugares e com santantônio.


TargasEditar

Porsche 911 Carrera 3 2 Targa

Porsche 911 Carrera Targa


Terminologia cunhada pela Porsche, os targas são veículos onde apenas a parte do teto acima dos passageiros é removível, deixando as janelas laterais e traseiras no lugar. Versões populares incluem o Porsche 911 Targa, embora carros de outras marcas também possuam esta configuração.


Porsche Roadster 1960

Porsche 356 Roadster


Roadsters e SpidersEditar

Os roadsters genuínos são carros esportivos de dois lugares, santantônio e pára-brisas removível. Porém o termo cada vez mais se torna um mero atributo de marketing, designando virtualmente qualquer conversível com apelo um pouco mais esportivo.


Os spiders são automóveis semelhantes aos roadsters, porém com mais lugares (quatro ou 2+2).


From Meca-Wiki, a Wikia wiki.


From Meca-Wiki, a Wikia wiki.