FANDOM

Clinchar é um processo para unir chapas através de deformação sem elementos acionais, usando ferramentas especiais e assim obtendo uma união mecânica entre as chapas.

Clinchar chapas metálicas Editar

As ferramentas usadas são um punção e uma matriz especial. Existem dois tipos básicos de matrizes: sólida de “cavidade fixa” e matrizes com componentes móveis (veja a ilustração a direita). O punção força as duas chapas para dentro da cavidade da matriz, fazendo primeiro um embutido e logo quando a cavidade da matriz não permite a deformação vertical, o punção obriga os metais a fluir lateralmente. Este processo forma uma união “engargolada” permanente.

O Clinchado é usado principalmente na indústria automotiva, de linha branca e eletroeletrônica, onde substitui- em muitos casos a soldagem a ponto. O Chinch é um processo de deformação a frio, não requer corrente elétrica ou resfriamento de eletrodos normalmente associados com soldagem a ponto. Também não produz faíscas, vapores ou fumos.

Adicionalmente, a força de uma união por Clinch pode ser verificada de forma não destrutiva, usando um instrumento de medição simples, para verificar a espessura resultante no fundo da união e o diâmetro do botão produzido de acordo com o tipo de ferramenta utilizada. A vida útil das ferramentas de Clinch esta próxima de centena de milhar de ciclos, o que lhe atribui com um processo muito econômico.

Um beneficio adicional do processo de Clinch é sua capacidade de unir chapas pré-pintadas, normalmente utilizadas na indústria de linha branca, sem afetar a superfície pintada / galvanizada. O Clinch também esta voltado a um meio importante para unir chapas de alumínio, como por exemplo capô de automóvel, pela dificuldade de soldar a ponto o alumínio.

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória