FANDOM


Circuito aritmético é um tipo de circuitos combinacionais que executa operações de subtração, adição, multiplicação, divisão, and lógico, or lógico ou qualquer outra função que possa ser implementada num circuito combinacional. São chamadas de ULA (unidade lógica aritmética) ou ALU do inglês.

Circuito SomadorEditar

Adição Binária

A adição binária(0 1) é igual à decimal (0 1 2 3 4 5 6 7 8 9), inclusive no "Vai-Um" (Carry Out, de saída, e Carry In, de entrada). Quando somamos dois números binário começamos pela coluna menos significativa(que representa unidade entre centena, dezena, etc.).

1+0=1

0+1=1

0+0=0

1+1=10


Meio Somador

Arquivo:Meio - Somador.JPG

Como começamos pela coluna menos significativa ele não tem o Carry In, de entrada. Para isso usamos o Circuito Meio Somador.


Somador Completo

Arquivo:Somador Completo.JPG

O Somador completo ao contrário do Meio somador possui Carry In. Ele é utilizado para somar números de pelo menos 2 casas. Isso é possível Cascateando um Meio-Somador com Somadores Completos.

Circuito SubtratorEditar

Subtração BináriaEditar

Na subtração procede-se da mesma maneira que na subtração decimal, porém o "Vai-Um" é colocado no algarismo de baixo.

Meio SubtratorEditar

O circuito subtrator é o circuito que executa a subtração binária, porém este tipo de circuito não possui o Carry In (apesar de ter Carry Out). É utilizado para subtrações de apenas dois bits ou inícios de cascateamento de circuitos subtratores completos.


Predefinição:Esboço-eletrônicaPredefinição:Seminterwiki

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória