FANDOM


Solenoid
Eletromagnetismo
Electricidade · Magnetismo
Electrostática
Carga elétrica
Lei de Coulomb
Campo elétrico
Lei de Gauss
Potencial elétrico
Momento do dipolo elétrico
Magnetostática
Lei de Ampère
Campo magnético
Fluxo magnético
Lei de Biot-Savart
Momento de dipolo magnético
Electrodinâmica
Corrente elétrica
Força de Lorentz
Força eletromotriz
(EM) Indução eletromagnética
Lei de Faraday-Neumann-Lenz
Corrente de deslocamento
Equações de Maxwell
Supercondutividade
Semicondutores
(EMF) Campo eletromagnético
(EM) Radiação eletromagnética
Circuito elétrico
Condução elétrica
Resistência elétrica
Capacitância
Indutância
Impedância elétrica
Cavidades de ressonância
Guias de onda

Esta caixa:  ver  discutir  editar  histórico


A Carga elétrica é uma propriedade física fundamental e é esta propriedade que determina algumas das interações eletromagnéticas.

Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Acredita-se na existência de dois tipos de carga, positiva e negativa, que em equilíbrio não são perceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas em um corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados interagem exercendo forças uns sobre os outros.

Entre partículas elétricas existem forças gravitacionais de atração devido às massas das mesmas e forças elétricas de atração ou repulsão devido à carga elétrica das mesmas.

Todas partículas elementares eletrizadas possuem diferentes cargas elétricas em valor absoluto. As partículas elementares são o próton, o elétron e o nêutron.

Unidades de medidaEditar

A unidade de medida de carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o coulomb (C), que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.

Pela lei de Coulomb, duas cargas elétricas pontuais de 1 coulomb separadas de um metro exercem uma sobre a outra uma força de 9 × 109 N, isto é, aproximadamente o peso de 900 000 toneladas. O coulomb é, portanto, uma unidade de ordem de grandeza elevada para exprimir quantidades de cargas estáticas e utilizam-se geralmente seus sub-múltiplos microcoulomb (μC) ou nanocoulomb (nC).

Outras unidades de medida de carga elétrica, usadas em situações especiais, são:

Ver tambémEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória