FANDOM

Carburador Solex

Carburador utilizado no Volkswagen fusca de 1970, no Brasil

O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor a explosão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento é totalmente mecânico. O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de gasolina da cuba. A borboleta (instalada na base do carburador) que é ligada directamente ao pedal do acelerador dosa a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar. Por esta dosagem, ele determina o número de rotações por minuto.

Componente extinto nos projetos dos carros mais modernos, substituído por uma nova tecnologia que cumpre sua função: a injecção electrónica. O seu uso agora restringe-se a competições, instalado em carros de alto desempenho ou ainda na fabricação de motos, sendo aos poucos substituído pela injecção eletrônica.

Comparação com a injeção eletrônicaEditar

VantagensEditar

  • É um sistema de alimentação mais simples já que o combustivel é "arrastado" pelo ar para dentro do motor.
  • Sua manutenção em raros casos é mais simples, porém para se fazer um serviço correto deve-se usar muito mais ferramentas, calibradores e manuais e tabelas.
  • Pelo fato de não possuir sensores como componentes (para enriquecer/empobrecer a mistura, checar se esta usando um combustível flex, etc.) sua resposta em pedal e mais rápida (questão de segundos, que pode fazer uma certa diferença) e até mesmo mais precisa.

DesvantagensEditar

  • O carburador é um sistema antiquado.
  • Pelo fato de acumular combustivel em seu interior, os vapores provenientes deste, poluem o meio ambiente.
  • O carburador não se auto-ajusta à temperatura do motor, enriquecendo ou empobrecendo a mistura para que ela fique homogênea em qualquer situação (esteja o motor gelado - recém ligado - ou quente).
  • Mesmo no melhor acerto possível, o carburador desperdiça combustível comparado-se com a injeção eletrónica.
  • Com as regulamentações atuais no que concerne a emissões este dispositivo de formação de mistura não atende mais nenhum valor permitido pelos orgãos regulamentadores.
Carburadortempra

Carburador utilizado no Fiat Tempra, no Brasil

From Meca-Wiki, a Wikia wiki.

From Meca-Wiki, a Wikia wiki.

Também no FANDOM

Wiki aleatória