FANDOM


Smallwikipedialogo

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Cambota. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.



Crankshaftrendering

Visão isolada da cambota de um motor em V, mostrando os fixos e os moentes que se ligam as bielas.


A cambota ou veio de manivelas (virabrequim ou eixo de manivelas no Brasil) é a componente do motor para onde é transferida a força da explosão ou combustão do carburante por meio da cabeça da biela (que, por sua vez, se liga com o êmbolo), transformando a expansão de gás em energia mecânica.


Na extremidade anterior da cambota encontra-se uma roldana responsável por fazer girar vários dispositivos como por exemplo, bomba da direção hidráulica, bomba do ar-condicionado,bomba d'água etc. Enquanto que na outra encontra-se o volante do motor, que ligará à caixa de velocidades — cuja força-motriz será transmitida ou não, consoante a pressão da embraiagem.


Cshaft

A cambota (vermelho), êmbolos ou pistões (cinzento), e os cilindros (azul) encontra-se acoplada ao volante, que irá transferir a energia mecânica para a caixa de velocidades.


Os esticões provocados pela explosão ou combustão são suavizados pelo peso do volante e pelos apoios.



Componentes do automóvel : Motor

Cabeça: junta da cabeçacilindroinjectorválvulabalanceirovelacolector
Bloco e cárter: cambotapistãodistribuidorárvore de camesvolante



From Meca-Wiki, a Wikia wiki.


From Meca-Wiki, a Wikia wiki.