FANDOM


Smallwikipedialogo

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Boxer de quatro cilindros. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


O Motor boxer de 4 cilindros foi desenvolvido por [[Ferdinand Porsch] no periodo da Segunda guerra mundial, a pedido de Hitler, pois o mesmo queria um motor rústico e duravel que não necessitasse de água. Foi, assim, refrigerado a ar.

Equipou o [[Volkswage] Sedan conhecido como Fusca e alguns modelos da [[Porsch]. Este motor pode ser encontrado em ultraleves com a adaptação de um kit para aumentar a segurança. Atualmente a [[Volkswage] encerrou a utilização deste motor por ser altamente poluente e ter um alto consumo de combustivel.

Mas a marca japonesa Subaru investiu nessa concepção de motor, introduzindo tecnologia com um comando de 16 valvulas, refrigeração liquida e até mesmo turbocompressor, conquistando varias vezes o campeonato mundial de rally com o modelo Impreza WRX.


Configurações de motores a pistão
monocilíndrico 1
em linha 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14,
em V 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 24
boxer 2, 4, 6, 8, 10, 12, 16
em W 8, 12, 16, 18
Outros em linha H, U, X, pistões opostos, VR(V em linha)
outros radial, giratório, de pistão(ões) rotativo(s) (Wankel)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória