Meca-Wiki
Advertisement

A história da eletricidade tem início na antiguidade, através da Grécia antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego.

A parte do desenvolvimento no ocidente, especula-se que objetos encontrados no Iraque, datados de 250 AC, seriam usados como uma forma de bateria.

Eletricidade e Magnetismo[]

Antigamente não era feita uma ligação entre eletricidade e magnetismo, somente no século XIX desenvolveu-se uma relação entre os fenômenos.

O magnetismo na antiguidade era conhecido através do mineral magnetita, e suas propriedades e uso eram envolvidos por muito misticismo. Somente no século XVI, através de William Gilbert, foi desenvolvido um trabalho metódico (De Magnete) sobre as propriedades do magnetismo. Este mesmo trabalho também foi a primeira aplicação do método científico.

Eletricidade na era moderna[]

A partir do século XVI a eletricidade e o magnetismo são estudados com rigor científico.

Século XVI[]

  • 1550 - Gerolamo Cardano discute em seu livro De Subtilitate as diferenças entre forças elétricas e forças magnéticas.
  • 1600 - Publicação do De Magnete por William Gilbert.


Século XVII[]

  • 1660 - Otto von Guericke, prefeito da cidade de Magdeburgo, inventa a primeira máquina eletrostática, chamado de Elektrisiermaschine. Era feita de uma esfera de enxofre atravessada por uma barra presa a uma manivela, que quando movimentada fazia a bola girar em alta velocidade. Otto protegeu a mão com uma luva que ao ser encostada na bola eletrizou-a instantaneamente. A bola começou a atrair outras bolas de enxofre suspensas por fios, que após encostar na bola maior começaram a atrair outros objetos menores. Otto conclui então que a eletricidade podia passar de um corpo para o outro.
  • 1675 - Robert Boyle observa que as forças elétricas podem atuar através do vácuo.

Século XVIII[]

  • Luigi Aloisio Galvani realiza experimentos com eletricidade na dissecação de animais, fazendo com que uma rã movesse as pernas. Galvani seria o descobridor da bioeletricidade. Galvani também desenvolve um protótipo de bateria, mas o invento acaba sendo creditado a Volta.{Este último comentário não procede, pois ambos trabalharam com formas diferentes de eletricidade (Fato que motivou afirmações conflitivas entre eles, sendo hoje, muito curta a distância de uma revelação definitiva neste assunto.), bem como com diferentes materiais químicos. Ressaltando ainda a homenagem de Volta a Galvani, chamando o processo usado de "galvanismo", ainda, decerto, Volta pesquisou exaustivamente enorme gama de trabalhos passados por outros físicos. (MB)}
Franklin lightning engraving

O célebre expermimento da pipa de Benjamin Franklin.

  • 1733 - C. F. du Fay publica sobre a existência de dois tipos de eletricidade, o que mais tarde seria identificado como "positivo" e "negativo". Também identifica a diferença entre isolantes e condutores.
  • 1750 - Benjamin Franklin propõe o experimento de voar uma pipa através de uma tempestade, provocando uma descarga atmosférica.
  • 1752 - A partir de suas observações sobre descargas atmosféricas, Franklin inventa o pára-raios.
  • Henry Cavendish realiza diversas descobertas na eletricidade, mas não publica seus resultados. Seus teoremas seriam descobertos mais tarde, como por exemplo a Lei de Ohm.
  • 1800 - Alessandro Volta desenvolve a pilha voltaica, precursor das baterias modernas. A pilha de Volta era capaz de produzir corrente contínua.

Século XIX[]

  • 1820 - Hans Christian Örsted observa que uma corrente elétrica causa uma pertubação em uma bússola próxima, ilustrando a iteração entre eletricidade e magnetismo. André-Marie Ampère consegue desenvolver e explicar o fenômeno.
  • 1827 - Georg Ohm publica Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (O Circuito Galvânico, Investigado Matematicamente), trabalho no qual desenvolve a teoria de circuitos, incluindo a Lei de Ohm.
  • 1831 - Michael Faraday determina experimentalmente o fenômeno da indução magnética entre duas bobinas, formulando o princípio do transformador. A indução também é observada com o uso de um ímã permanente, obtendo-se desta forma o princípio dos motores e geradores elétricos.
  • 1864 - James Clerk Maxwell apresenta em A Treatise on Electricity and Magnetism as equações do eletromagnetismo, consolidando os experimentos de Faraday. Suas equações prevêem a existência das ondas eletromagnéticas, e anuncia que a própria luz é uma forma de eletromagnetismo.
  • 1879 - Thomas Edison inventa a primeira lâmpada elétrica comercialmente viável.
  • 1880 - Edison patenteia o sistema de distribuição elétrica.
  • 1882 - Edison implementa o primeiro sistema de distribuição elétrica, em corrente contínua, 110 V, em Manhattan.
  • 1888 - Heinrich Hertz comprova a existência de ondas eletromagnéticas, confirmando as teorias de Maxwell.
  • 1890 (aprox.) - Disputa entre Tesla e Edison na implementação dos sistemas de distribuição elétrica, a chamada Guerra das Correntes. Finalmente vence Tesla, com a corrente alternada, essencialmente pelas características dos transformadores em elevar a tensão, diminuindo as perdas na transmissão de energia.
  • 1892 - Nikola Tesla publica a base dos sistemas de corrente alternada. George Westinghouse patrocina os projetos de Tesla.
  • 1893 - Charles Proteus Steinmetz desenvolve uma formulação matemática para o estudo de circuitos em corrente alternada.
  • 1893 - Nikola Tesla realiza a primeira transmissão de rádio, porém sua invenção seria creditada, com controvérsias, a Guglielmo Marconi em 1904.
  • A engenharia elétrica é consolidada como uma profissão reconhecida.

Século XX[]

Será visto um grande desenvolvimento no campo da eletrônica, basicamente com o desenvolvimento da válvula, seguido pelos transistores e circuitos integrados.

Começa desta forma a diferenciar-se engenharia elétrica de potência e a eletrônica, que por sua vez desenvolveu-se os estudos de telecomunicações e a ciência da computação.

A descoberta de materiais supercondutores também causou grande impacto no estudo da eletricidade, com inovações sendo gradualmente implementadas.

Bibliografia[]

Advertisement