FANDOM

Análise de Circuitos é o estudo da passagem da corrente elétrica pelos elementos que compõem um circuito elétrico.

Técnica Editar

É possível fazer a análise de circuitos em corrente contínua - CC (direct current-DC , em inglês) ou em corrente alternada - CA ( alternative current -AC, em inglês), em regime estacionário (após decorrido um longo intervalo de tempo desde a ligação do circuito) ou em regime transiente (comportamento que se segue à ligação do circuito e que desaparece com o tempo). Em qualquer dos casos, os conceitos de , Ramo e Malha, são aplicáveis. Para a análise doe circuitos em AC, no regime estacionário, é costume introduzir o conceito de fasores, o que evita termos que resolver sistemas de equações diferenciais mesmo para circuitos simples. Na análise de circuitos são usadas as Leis de Kirchoff para a Eletricidade. Elas são as chamadas Lei dos Nós e Lei das Malhas.

Conceitos básicos Editar

  • Nó - Num circuito um nó é qualquer ponto do circuito em que três ou mais terminais se liguem. Podem ser terminais de elementos de circuito como resistores, capacitores e etc. ou mesmo fios de ligação. A restrição imposta é que sejam três ou mais.
  • Ramo - O único caminho entre dois nós consecutivos é chamado um ramo. Ao longo de um ramo a corrente não muda.
  • Malha - Uma malha é qualquer caminho fechado seguido sobre ramos de um circuito.

É necessário escolher um sentido para a corrente em cada ramo e um sentido de percurso ao longo da malha. É bastante interessante que todas as malhas sejam percorridas no mesmo sentido( horário ou anti- horário). A escolha dos sentidos, da corrente nos ramos e de percurso ao longo das malhas, é arbitrária, mas uma vez escolhidos devem ser mantidos durante todo o processo de cálculo das correntes.

LEI DE OHM : V / R = I ; V / I = R ; R . I = V

Leis de Kirchoff Editar

  • Lei dos Nós: A soma das correntes que chegam a qualquer nó é igual à soma das correntes que saem do mesmo nó. Os sentidos que determinam a chegada e saída ao nó são aqueles escolhidos por quem está fazendo a análise, como dito acima.
\sum I_{chega}=\sum I_{sai}
  • Lei das Malhas: A soma das diferenças de potencial (ddp) sobre os elementos ao longo de uma malha é nula.

É importante notar que, ao contrário do que algumas vezes se encontra, a Lei das malhas não é a a tradução para circuitos de Princípio de Conservação de Energia pelo simples fato de, havendo mais de uma malha, há troca de energia em cada , já que temos ddp e corrente. A equação das malhas pode ser escrita como equação,na forma:

\sum \Delta V_i =0

Uma vez que a soma se anula, algumas ddp serão positivas enquanto outras serão negativas, o que mostra a necessidade de uma convenção de sinais para as ddp. Por outro lado é claro que a forma da ddp depende do elemento sobre a qual seja tomado, a seguir vamos nos ocupar desses aspectos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória