FANDOM

Arquivo:AY-3-8910.jpg

O AY-3-8910 é um circuito integrado gerador de sons que foi amplamente usado nos anos 80 em microcomputadores (MSX, CCE MC-1000) e equipamentos de diversão eletrônica como video-games e pinballs. Este circuito integrado foi fabricado pela empresa General Instruments (GI). Atualmente existe uma versão VHDL deste integrado, rebatizado de KC89C72, usado em máquinas caça-níqueis.

Versões do chip Editar

O CI 8910 foi vendido em três encapsulamentos diferentes:

  • AY-3-8910: tinha duas portas paralelas de E/S de uso geral, de 8 bits, A e B. As portas estavam disponíveis nesta versão de 40 pinos.
  • AY-3-8912: o mesmo chip num encapsulamento de 28 pinos, com a porta paralela B desconectada. Encapsulamentos menores reduziam o custo e economizavam espaço na placa-mãe. O 8912 foi de longe a versão mais popular.
  • AY-3-8913: o mesmo chip num encapsulamento de 24 pinos, com ambas as portas paralelas desconectadas. A pequena redução na pinagem feita em relação ao 8912 tornou esta versão menos interessante.
  • YM2149: possuía a mesma pinagem do AY-3-8910, com a pequena diferença de que caso fosse arrancado, o pino 26 podia dividir o clock principal. Se deixado conectado, no caso de substituir um chip AY-3-8910, o clock principal não era dividido.

Ligações externas Editar

Predefinição:Esboço-hardwareca:AY-3-8910 de:AY-3-8910 en:General Instrument AY-3-8910 es:General Instrument AY-3-8910 fi:AY-3-8910 ja:Programmable Sound Generator nl:AY-3-8910 pl:General Instrument AY-3-8910 ru:AY-3-8910

Também no FANDOM

Wiki aleatória