FANDOM

O V8 302 é um modelo de motor para veículos, produzido pela Ford Motor Company. Os motores em "V", como o próprio nome diz, são construídos em formato "V" com a finalidade de ocupar menos espaço nos compartimentos destinados ao acomodamento dos motores nos automóveis. A nomenclatura V8 302 , ou seja; oito cilindros em formato "V" (quatro cilindros de cada lado, formando o "V"), com 302 polegadas cúbicas de cilindrada, equivalentes a 5,0 litros. Por apresentar uma cilindrada bastante elevada, esses motores são comumente empregados em veículos de grande performance, principalmente os esportivos de rua. Contudo, também é utilizado em aplicações marítimas.

Esse motor ficou conhecido no Brasil por ter sido utilizado no Ford Maverick GT e SL e no Ford Galaxy, na versão Landau. Também conhecido por "motor canadense" por ser exportado para o Brasil via Canadá, possui várias diferenças para os outros V8, como a ordem de ignição diferente do padrão usual (1-8-4-3-6-5-7-2, padrão Ford: 1-5-4-2-6-3-7-8). À época, possuía 199cv brutos, sendo um dos mais potentes motores a equipar um veículo nacional.

Nos EUA, foi utilizado em vários modelos como o Mustang, Galaxy, Maverick, picapes série F. Até pouco tempo ainda era fabricado sendo utilizado no utilitário esportivo Exporer, por exemplo. Atualmente foi substituído por um motor de projeto mais moderno, mas cilindrada muito próxima.

Também no FANDOM

Wiki aleatória