FANDOM


Smallwikipedialogo.png

Este artigo utiliza material oriundo da Wikipédia. O artigo original está em Árvore de cames. A relação dos autores originais pode ser vista no histórico do artigo. Assim como acontece com a Meca-Wiki, o texto da Wikipédia encontra-se debaixo da Licença de Documentação Livre GNU.


A árvore de cames, também chamada árvore de comando de válvulas, veio de excêntricos, veio de ressaltos ou eixo comando de válvulas, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna.

ConstituiçãoEditar

Nockenwelle 2005.jpg

Uma árvore de cames

Consiste num veio cilíndrico no qual estão fixados um conjunto de peças ovaladas, chamadas cames, excêntricos ou ressaltos, uma por válvula a controlar. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeita.

FuncionamentoEditar

Nockenwelle ani.gif

Animação demonstrando o processo de abertura das válvulas pelo movimento de um excêntrico

A rotação dos excêntricos fixos ao eixo da árvore de cames vai provocar, de forma directa ou indirecta (através de tirantes chamados balancins), a abertura das válvulas de admissão e de escape do motor. O fecho dessa válvulas é assegurado pelas molas de retorno.

RotaçãoEditar

A rotação da árvore de cames é controlada pelo movimento da cambota(virabrequim), ou directamente, através de engrenagens, ou indirectamente através de uma corrente chamada "corrente de distribuição". No motor a quatro tempos a árvore de cames roda a metade da velocidade do virabrequim. No motor a dois tempos não há árvore de comando, uma vez que a entrada e saída de gases do cilindro é feita através de janelas, e não de válvulas.

LocalizaçãoEditar

VW 4Zylinder 1.8L 8V Motor mit Nockenwelle.jpg

Cabeça de motor aberta expondo a árvore de cames

Dependendo da localização da árvore de cames assim esta actua directamente sobre as válvulas, árvore de cames "à cabeça", ou, se estiver localizada lateralmente, através de uma alavanca chamada "balanceiro".

Alguns motores possuem duas árvores de cames localizadas na cabeça(cabeçote) do motor uma para as válvulas de admissão e outra para as válvulas de escape. A esta configuração chama-se por vezes DOHC, acrónimo de Dual OverHead Cam. Motores em V poderão ter quatro árvores de cames, duas para cada bloco de cilindros.


SincronismoEditar

Cabeça de motor vista em corte cames.PNG

A azul o excêntrico da árvore de cames

O momento em que se processa a abertura e fecho das válvulas é vital para o funcionamento correto do motor. Uma desafinação neste processo pode provocar importantes perdas de performance. Na figura é identifcado a azul o excêntrico da árvore de cames que controla as válvulas de admissão do motor. A válvula é aberta quando o ponto A chega ao contato com o impulsor da válvula e permanece aberta até passar pelo ponto assinalado B. A configuração desta área AB determina o tempo em que a válvula controlada estará aberta o que depende das opções do fabricante em relação às características de cada motor. Os excêntricos que controlam as válvulas de escape e de admissão têm desenhos diferentes sendo o tempo de abertura das válvulas de admissão geralmente superior ao das de escape.

Ver tambémEditar

ReferênciasEditar

  • ARIAS-PAZ, Manuel. Manual de Automóveis, São Paulo : Editora Mestre Jou, 1970

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória